Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de maio de 2013

Efeitos Adversos X Efeitos Colaterais

Denomina-se efeito adverso, ou reação adversa ao medicamento (RAM), como um efeito diferente e indesejado daquele considerado como principal por um fármaco.Ou, segundo definição da Anvisa: "É qualquer resposta a um medicamento que seja prejudicial, não intencional, e que ocorra nas doses normalmente utilizadas em seres humanos para profilaxia, diagnóstico e tratamento de doenças, ou para a modificação de uma função fisiológica."

Denomina-se efeito colateral como um efeito diferente daquele considerado como principal por um fármaco. . Como exemplo podem ser citados a amnésia temporária causada por sedativos e a sonolência em anti-histamínicos, que podem ser benéficos ou adversos dependendo da situação.

REAÇÕES ADVERSAS - Pantoprazol

O tratamento com pantoprazol pode, ocasionalmente, levar ao aparecimento de cefaléia, distúrbios gastrointestinais como dor abdominal, diarréia, constipação ou flatulência e reações alérgicas como prurido e exantema (em casos isolados também urticária, angioedema ou choque anafilático).Náuseas, vertigem ou distúrbios visuais (visão turva) foram, raramente, observados.
Em casos isolados, houve relato de formação de edema periférico, febre, início de depressão ou mialgia, que regrediram com o término do tratamento, devido a um aumento dos níveis de transaminase, g-GT no fígado e aumento de triglicerídeos.

Um comentário: